Reserva Natural Vale do Rio Doce – Linhares

Categoria(s): Cases
Data de Publicação: 15/05/2010

Tags: ,

A Companhia Vale do Rio Doce preserva, há mais de 50 anos, a Reserva Natural da Vale do Rio Doce, em Linhares, no Estado do Espírito Santo, uma das maiores áreas remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.

Importante centro de pesquisa científica e tecnológica, na Reserva foram desenvolvidos e publicados mais de 800 trabalhos científicos e classificadas 6 novos gêneros e 42 novas espécies botânicas, até então desconhecidas para a ciência.

O banco genético existente na Reserva da Vale e as atividades de preservação e pesquisas realizadas ao longo dos anos são tão importantes que a área foi declarada pela UNESCO, Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Costa do Descobrimento.

Mata Fechada Aberta à Visitação

Apesar de ser internacionalmente conhecida, o acesso à Reserva era restrito aos convidados da Vale e pesquisadores. Em dezembro de 2000, após elaborado seu Plano Diretor de Uso, 1% dos 22 mil hectares foi aberto à visitação, sem prejudicar sua principal finalidade: Preservar.

A infra-estrutura das áreas externas foi planejada para o ecoturismo de baixo impacto e abrange:

• exposição permanente mostrando a história e a biodiversidade da Mata Atlântica, assim como os trabalhos desenvolvidos pela CVRD na Reserva;
• trilhas sinalizadas e monitoradas por profissionais qualificados;
• acomodações para hospedagem;
• ampla área de lazer para hóspedes;
• centro de treinamento com auditório, salas
auxiliares e anfiteatro para realização de cursos e outros eventos.

Com um rigoroso controle da capacidade de suporte de público, a Reserva recebeu em 2001, primeiro ano da sua abertura, mais de 4.000 visitantes.

Referência Nacional para a Recuperação da Mata Atlântica

O conhecimento científico adquirido na Reserva gerou a capacidade de reproduzir as espécies nativas da Mata Atlântica. A Reserva Natural da Vale possui um dos maiores viveiros da América Latina, com capacidade para produzir anualmente cerca de 45 milhões de mudas de mais de 800 espécies.

As mudas produzidas em Linhares são utilizadas em diversos projetos, recuperando florestas e áreas de proteção permanentes, como as margens dos rios e as encostas, contribuindo para reverter o processo de extinção que vem ameaçando há anos a Mata Atlântica.

Transformando uma Unidade de Conservação em uma Unidade de Negócio

Ao promover negócios numa área protegida, difundindo conceitos e práticas de proteção e recuperação do ecossistema, promovendo a educação ambiental na região e estimulando pesquisas e novas descobertas científicas a Vale do Rio Doce põe em prática sua Política Ambiental e aplica o conceito empresarial de auto-sustentabilidade econômica à uma Unidade de Conservação.

A Vale está praticando um novo modelo de gestão de áreas protegidas, que poderá ser utilizado em outras unidades no Brasil, desde que observados os mesmos padrões de qualidade e controle fixados no Plano Diretor da Reserva Natural da Vale do Rio Doce.

Em Linhares, a Vale demonstra, numa experiência inovadora e gratificante, que preservar também é um bom negócio.

Autor: Assessoria de Imprensa do CEBDS

Comentário(s):

6 Resposta(s) para “Reserva Natural Vale do Rio Doce – Linhares”


  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Proged Paperless. Proged Paperless said: Novo artigo publicado no blog da Proged: Reserva Natural Vale do Rio Doce – Linhares http://bit.ly/alYmg6 [...]


  2. Prezados senhores,

    gostaria de saber como posso conseguir informações e contato para saber da possibilidade de compra de sementes nativas da Mata Atlãntica na Reserva Natural da CVRD .

    grato pela atenção

    Manoel
    eng. florestal – RJ


  3. Prezado Manoel,

    Creio que não possuimos esta informação. De qualquer forma, vou procurar saber se alguém pode nos passar estes contatos. Em caso afirmativo, irei lhe repassar aos mesmos.

    Grato por visitar nosso blog.


  4. Bom Dia, tenho procurado conseguir sementes ou mudas de Macanaíba, e gostaria em saber se é possível conseguí-la neste verdadeiro santuário verde. Sou amante da natureza e tenho um sítio onde cultivo espécies em risco de estinsão por puro prezer.
    Se for possível favor avisar-me.
    Grato
    Parabéns pelo excelente trabalho que fazem aí em Linhares.


  5. Gostaria se possível conseguir o nome científico da espécie Macanaíba e seus nomes populares.
    Grato


  6. Prezado Roberto,
    Creio que não possuimos estas informações. Grato por visitar nosso blog.

Deixe seu Comentário


Warning: is_executable() [function.is-executable]: open_basedir restriction in effect. File(/usr/local/bin/curl) is not within the allowed path(s): (/home/proged/:/tmp:/usr/local/lib/php:./) in /home/proged/www/blog/wp-includes/class-snoopy.php on line 202