Alcoa: Meta 1 Milhão de Árvores

Categoria(s): Cases
Data de Publicação: 15/05/2010

Tags: ,

Lançado em 1998, este programa mundial foi planejado para incentivar e dar a oportunidade aos funcionários da Alcoa de plantar árvores, individualmente ou em conjunto, durante os próximos 10 anos. Nosso objetivo é dar a cada funcionário da Alcoa a oportunidade e a motivação de pessoalmente plantar pelo menos uma árvore por ano, durante os próximos 10 anos, totalizando assim o plantio de 1.000.000 de árvores em 2008.

Agindo deste modo, afirmamos o comprometimento da Alcoa com o respeito ao meio ambiente e oferecemos às pessoas o papel de participante ativo na promoção deste nosso valor.

Entre os incentivos que o programa oferece estão:

  • Conscientização e educação ambiental
  • Reconhecimento na comunidade e com as entidades de classe
  • Árvores saudáveis e ornamentais para as nossas comunidades
  • Despertar o espírito de voluntariado e promover o envolvimento na comunidade.

A Alcoa Alumínio é referência neste programa, tendo atingido neste ano a marca de 330.000 árvores plantadas nas seguintes dimensões: doação de mudas para funcionários, plantio por funcionários, clientes, fornecedores, visitantes e aposentados nas próprias fábricas, revegetação e paisagismo e plantio na comunidade (escolas e praças públicas).

Inspirados por esta idéia, as fábricas da Alcoa tem desenvolvido diversas parcerias, varias delas apoiadas pelo Instituto Cultural e Filantrópico Alcoa e pela Alcoa Foundation:

  • Projeto Verdes Quintais e Cidade Feliz em Poços de Caldas

Em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o projeto está cuidando da arborização de vias e vegetação de quintais no bairro Parque Esperança.

  • Projeto “Crece com tus árboles” em Lima, Peru

Em parceria com a Comisión Nacional del Medio Ambiente foram selecionadas 20 escolas para a construção de um viveiro comunitário com cerca de 300 árvores nativas da região central do país.

  • Patrocínio do livro Manguezal – O Berçário dos Mares, de autoria de Célio Muniz e Eloisa Elena – Itapissuma/ PE

Célio é especialista em ecoturismo e consultor ambiental, e sua parceria com a fábrica de Itapissuma inclui trilhas por manguezais e áreas remanescentes da Mata Atlântica.

  • Projeto Pau-Brasil – Poços de Caldas

Na semana do aniversário dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, foram plantadas em vários pontos da cidade, 500 mudas de pau-brasil, numa iniciativa que envolveu 100% das escolas de Poços de Caldas (12.000 alunos de 1 a 8 séries), incluindo um concurso de poesias.

Autor: Assessoria de Imprensa do CEBDS

Comentário(s):

1 Resposta(s) para “Alcoa: Meta 1 Milhão de Árvores”


  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Proged Paperless. Proged Paperless said: Novo artigo publicado no blog da Proged: Alcoa: Meta 1 Milhão de Árvores http://bit.ly/9MrhfP [...]

Deixe seu Comentário